VIOLÊNCIA E MÍDIA: UMA AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE MÍDIA, VIOLÊNCIA E MORTE COM OS JOVENS

Autores

  • Jenner Spirandeli
  • Diego Ferreira Oliveira
  • Richardson Souza
  • Suelen Rodrigues

Resumo

A pesquisa aborda a relação entre mídia e violência, mais especificamente como o assunto “morte” é tratado na mídia e como esta afeta as pessoas. Pouco se fala de morte na sociedade atual, e o assunto muitas vezes é tratado como “tabu” entre as pessoas. Foi feita a aplicação de questionário com sete questões de múltipla escolha, sendo respondido por 23 estudantes do primeiro ano do curso de Psicologia. As questões buscaram demonstrar como as pessoas lidam com a morte em situações específicas de contato com a mídia, como morte e tv, morte na internet, nos games, etc.

Os resultados mostraram que as pessoas têm curiosidade para com a morte alheia, pois 56% afirmaram acompanhar uma notícia sobre acidente com vários mortos e sensibilizar-se. Reconhecem que a violência exibida na mídia é fruto de uma sociedade igualmente violenta e que a exposição à violência, como nos games violentos, é prejudicial.

Verificou-se, portanto, que a exploração da morte nos meios de comunicação gera curiosidade nas pessoas, mas admite-se que grande exposição a esse conteúdo é prejudicial, havendo banalização da violência.

Downloads

Publicado

12/04/2012

Como Citar

Spirandeli, J., Oliveira, D. F., Souza, R., & Rodrigues, S. (2012). VIOLÊNCIA E MÍDIA: UMA AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE MÍDIA, VIOLÊNCIA E MORTE COM OS JOVENS. Revista OMNIA Humanas, 3(2), 38–50. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniahumanas/article/view/181