ORIGAMI COMO RECURSO PEDAGÓGICO: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Elizandra de O Zanolini
  • Marli da S Vano

Palavras-chave:

Origami – Recurso- Aprendizagem

Resumo

Origami significa literalmente “dobrar papel”, através das dobras pode-se transformar  papéis em personagens de histórias; flores, animais e os mais variados objetos. Este trabalho apresenta o origami como material pedagógico a ser utilizado nas escolas para propiciar um ambiente divertido e atrativo com maior sucesso no processo de ensino aprendizagem, demonstrando também alguns aspectos da cultura oriental no Brasil. Desta forma o origami pode ser utilizado para contar histórias infantis, na confecção de jogos matemáticos, em um contexto de resolução de problemas, na construção de maquetes, desenvolvendo a coordenação visomotora a concentração e as competências matemáticas. Apresentando uma conquista cognitiva, emocional, moral e social de forma lúdica a criança pode desenvolver suas estruturas mentais. A experiência realizada demonstra que trabalhar com origami é eficiente, haja vista que estimula a  participação, desperta a criatividade, auto-estima, contribui também com a construção do conhecimento de forma prática e concreta, auxiliando na transdiciplinariedade, e se mostrando um extraordinário material didático.

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Publicado

25/01/2012

Como Citar

Zanolini, E. de O., & Vano, M. da S. (2012). ORIGAMI COMO RECURSO PEDAGÓGICO: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista OMNIA Humanas, 2(2), 13–20. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniahumanas/article/view/229