CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO LÚDICO NO CONTEXTO DE FRANÇOIS RABELAIS:

Autores

  • Mara Gracia da Cunha

Palavras-chave:

Lúdico. Jogo. Brincar. Infância. Organização de valores e regras sociais

Resumo

Este artigo versa apresentar os resultados de um estudo desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de

Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília, no sentido de identificar as percepções acerca do lúdico e dos aspectos a ele peculiares como o riso, o brincar o brinquedo e o jogo na infância do personagem “Gargantua” de François Rabelais. Nessa perspectiva buscamos justificar este estudo, dada a importância da história dos aspectos peculiares ao lúdico, sobretudo no âmbito da educação. Para a construção deste estudo tratou-se de adotar procedimentos da pesquisa bibliográfica. Como objetivos deste estudo, procuramos identificar a importância do lúdico na infância do personagem Gargantua e sua relação com possíveis ações educativas para a melhoria da prática educacional. A hipótese inicial é a de que, a brincadeira torna as crianças pessoas mais independentes e autônomas num espaço de tempo menor, permitindo-lhes a imitação, a exploração e a reelaboração do mundo e do contexto histórico onde estão inseridas. Considerou-se, ao final, que, sobretudo no contexto de Rabelais se pode observar as possibilidades se criar uma maneira particular de concepção de criança, no sentido que as formas de se relacionar com ela e o seu próprio papel na sociedade resultam de uma complexa organização de valores e regras predominantes no contexto social onde a criança está inserida.

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Publicado

22/03/2011

Como Citar

Cunha, M. G. da. (2011). CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO LÚDICO NO CONTEXTO DE FRANÇOIS RABELAIS:. Revista OMNIA Humanas, 2(1), 79–84. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniahumanas/article/view/34