A questão do alternativo no jornalismo e na comunicação

Autores

  • Maria do Socorro Furtado Veloso

Palavras-chave:

Alternativo, Jornais Alternativos, Comunicação Alternativa, Comunicação Contra-Hegemônica

Resumo

Este artigo recupera diferentes conceitos atribuídos ao termo alternativo no jornalismo e, de modo mais amplo, na comunicação. O objetivo é discutir os problemas que afetam a categorização deste campo, principalmente em decorrência de sua estrutura cambiante. No Brasil, a expressão é comumente associada a jornais surgidos após o golpe militar de 1964, que operavam à margem dos grandes veículos e tinham por objetivo central a resistência ao regime. Neste início de século, contudo, alternativo também pode ser entendido como o uso estético e estratégico de canais midiáticos por pessoas e grupos empenhados na militância contra as corporações.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Furtado Veloso

Doutora em Ciências da Comunicação – ECA/USP
Professora – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

09/05/2024

Como Citar

Veloso, M. do S. F. (2024). A questão do alternativo no jornalismo e na comunicação. Revista OMNIA Humanas, 1(2), 71–78. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniahumanas/article/view/593