A ÓTICA DO MIGRANTE E A ÓTICA DO PROFESSOR: DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES EM SALA DE AULA COM ALUNOS E PROFESSORES E O FUTURO DAS CRIANÇAS SUJEITAS A MIGRAÇÃO NA ATUALIDADE

Autores

  • Valdeci Santana
  • Maristela Gonzales Barusso

Resumo

A pesquisa precisou destacar a importância da escola na vida do cidadão como fato primordial do artigo que possibilitará ao leitor refletir sobre os ganhos e aos prejuízos causados pelo avanço tecnológico. Enfatiza as famílias migrantes que vieram para trabalhar no corte da cana-de-açúcar e as conseqüências pelo fato da baixa escolaridade dos mesmos. Através de observações em alunos migrantes de uma escola pública, foi possível chegar a determinantes do artigo, como a de constatar o descaso sobre a educação dessas crianças. Diretora, Coordenadora, professoras e principalmente alunos foram entrevistados para identificar quais as dificuldades encontradas por ambas as partes no contexto ensino-aprendizagem. Concluiu-se que as relações ocasionadas em sala de aula com as crianças migrantes trazem um enriquecimento conquistado com a troca de informações que resultam das interações com culturas diferentes.

Downloads

Publicado

12/09/2011

Como Citar

Santana, V., & Barusso, M. G. (2011). A ÓTICA DO MIGRANTE E A ÓTICA DO PROFESSOR: DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES EM SALA DE AULA COM ALUNOS E PROFESSORES E O FUTURO DAS CRIANÇAS SUJEITAS A MIGRAÇÃO NA ATUALIDADE. Revista OMNIA Humanas, 3(1), 31–43. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniahumanas/article/view/91