DISCUSSÕES SOBRE O CONFLITO DA CRIANÇA NO AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR, CONSIDERANDO A POSIÇÃO DA PORTA
Palavras-chave:
Criança. ambiente. educação. emocional. conflitoResumo
Procurou-se com o estudo conhecer o papel do ambiente físico da escola para o aluno e seu desenvolvimento. Após intensa busca na literatura com leituras freqüentes, foram identificados dois autores com o artigo. Winnicott fala da relação da mãe com a criança e a professora e Cavalcante faz observações sobre, a porta como objeto dos espaços humanos. Nas pesquisas foram utilizados os estágios supervisionados em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental para fazer observações das reações e comportamentos das crianças levando-se em conta o aspecto enfocado. Foram observadas discussões relevantes sobre a porta presente em toda sala de aula em alguns casos, sendo até mais numerosas. Apurou-se ainda que sua função vai além do entrar e sair, mas participa da construção de vários conceitos como limites e outros. Os limites inclusive podendo ser responsáveis por conflitos que surgem na criança no ambiente escolar. Conclui-se que a criança está sujeita a tais condições quando em sala de aula podendo até ter implicações significativas no estado de humor do aluno e seu desenvolvimento.Downloads
Publicado
25/01/2012
Como Citar
Neves, C., Mello, E., & Barusso, M. G. (2012). DISCUSSÕES SOBRE O CONFLITO DA CRIANÇA NO AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR, CONSIDERANDO A POSIÇÃO DA PORTA. Revista OMNIA Humanas, 2(2), 21–26. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniahumanas/article/view/230
Edição
Seção
Artigos