A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PRISÃO

Autores

  • Alexandre Pereira

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Prisão, Criminalidade.

Resumo

Este trabalho visa discutir os motivos que levam os sentenciados a retomarem os estudos dentro das unidades prisionais, haja vista o desinteresse quando em liberdade. A escola da prisão é praticamente o único espaço em que ele pode se sentir como homem, em que a marca de “criminoso” pode ser amenizada, vislumbra na mesma condições de uma vida com maiores possibilidades para não se sentir novamente excluído e consecutivamente com chances de reinserção na criminalidade. Num primeiro momento, são explicitados alguns conceitos teóricos da prisão e da educação de jovens e adultos nesta instituição. Em seguida, o estudo lida com a análise da questão que gerou os dados obtidos em pesquisa de campo – quais os motivos que levam os sentenciados a retomarem os estudos na prisão? Finalmente, procurou-se estabelecer a relação entre a educação de jovens e adultos e os entraves da escolarização dentro de uma instituição fechada como a prisão. Enfim, não foram evidenciados aspectos negativos e nenhuma relação com obrigatoriedade. O que se pode ver é que enxergam na educação um espaço para não serem somente “criminosos”, e que os sujeitos demonstraram sentir-se inferiorizados quando se compara a educação proposta nas escolas fora da prisão com as de dentro da prisão.

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Publicado

25/01/2012

Como Citar

Pereira, A. (2012). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PRISÃO. Revista OMNIA Humanas, 2(2), 60–69. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniahumanas/article/view/235

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