O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: FUNDAMENTOS, PROBLEMAS E PRIMEIRAS ANÁLISES COMPARATIVAS

Autores

  • Fábio Mariano da Paz
  • Hélia Sônia Raphael

Palavras-chave:

Avaliação Externa. Qualidade. Índice de Desenvolvimento da Educação. Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo se propõe a analisar globalmente a implantação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – e sua consequência para a melhoria da qualidade do ensino. Para tanto, refaz, brevemente, o percurso histórico das avaliações externas no Brasil até a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação e sua culminância na formulação do IDEB, como indicador da qualidade educacional. Partindo de dados recentes divulgados pelo Ministério da Educação, faz as primeiras incursões pelos resultados obtidos, e investiga, de modo sintético, os principais fundamentos do IDEB, seus problemas e perspectivas.

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Publicado

09/09/2011

Como Citar

da Paz, F. M., & Raphael, H. S. (2011). O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: FUNDAMENTOS, PROBLEMAS E PRIMEIRAS ANÁLISES COMPARATIVAS. Revista OMNIA Humanas, 3(1), 7–30. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniahumanas/article/view/81

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