O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA NUM HOSPITAL GERAL

Autores

  • Edvaldo Junior Rebecchi Rossi Faculdades Adamantinenses Integradas
  • Fúlvia de Souza Veronez Faculdades Adamantinenses Integradas

Palavras-chave:

Psicologia Hospitalar, Sistematização, Atuação Profissional, Psicologia da Saúde

Resumo

O Hospital Geral é um campo de atuação que oferece grande demanda para o trabalho do psicólogo. Este, por sua vez, se utiliza das técnicas e estudos da Psicologia Hospitalar, que se encontram em pleno desenvolvimento, já que a área da ciência humana em questão deve ser vista como recente. E, sabendo disso, o artigo presente busca apresentar alguns fatores determinantes para o desenvolvimento do trabalho do psicólogo dentro da unidade de Terapia Intensiva do Hospital. Utilizando-se da experiência ocorrida durante atuação profissional, a intenção é contribuir com informações para que os profissionais da área lidem com determinadas barreiras institucionais e limitações técnicas que a Psicologia ainda busca superar com o aperfeiçoamento de seus estudos e práticas, a fim de sistematizar a rotina de atendimentos psicológicos na Unidade de Terapia Intensiva.

Referências

ANGERAMI, V. A.; CHIATTONE, H. B. C.; NICOLLETI, E. A. O doente, a psicologia e o hospital. São Paulo: Pioneira, 2004.

ANGERAMI, V. A. Psicologia Hospitalar: Teoria e Prática. Pioneira Thomson Learning: São Paulo, 2010.

BRASIL. Ministério da Saude. Resolução CNS N.196/1996. Aprova as seguintes diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, 1996.

CAMPOS, T. C. P. Psicologia Hospitalar: a atuação do psicólogo em hospitais. São Paulo: EPU, 1995.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003. Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga a Resolução CFP º 17/2002. Brasília, junho de 2003.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). RESOLUÇÃO CFP N.º 001/2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. Brasília, março de 2009.

DIAS, N. M.; RADOMILE, M. E. S. A implantação do serviço de psicologia no hospital geral: uma proposta de desenvolvimento de instrumentos e procedimentos de atuação. Revista SBPH, v.9, n.2, p.114-132, 2006.

GORAYEB, R.; GUERRELHAS, F. Sistematização da prática psicológica em ambientes médicos. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v.5, n.2, p.11-19, 2003.

SIMONETTI, A. Manual de Psicologia Hospitalar: o mapa da doença. São Paulo. Casa do Psicólogo. 2004

WAISBERG, A. D.; VERONEZ, F. S.; TAVANO, L. D.; PIMENTEL, M. C.; A atuação do psicólogo na Unidade de Internação de um hospital de reabilitação. Psicologia Hospitalar, v. 6, n.1, p.52-65, 2008.

Downloads

Como Citar

Rossi, E. J. R., & Veronez, F. de S. (2014). O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA NUM HOSPITAL GERAL. Revista OMNIA Saúde, 7(supl.), 14–23. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniasaude/article/view/402

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>