Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O manuscrito submetido deve ser original, inédito e não pode estar sob avaliação para publicação em outra revista. Informações importantes sobre o processo editorial estão disponíveis na área Sobre a Revista.
- O manuscrito deve ser submetido em formato Microsoft® Word (.doc ou .docx). Arquivos em PDF não serão aceitos.
-
O manuscrito deve seguir todas as Diretrizes para Autores e padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Normas para Autores.
- Os seguintes documentos são obrigatórios para a submissão: Manuscrito, Página de Rosto, Carta de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais. Modelos para esses documentos estão disponíveis em Documentos para a submissão
- Todas as partes obrigatórias do manuscrito (título, resumo, palavras-chave, texto principal, figuras e tabelas) devem estar incluídas em um único arquivo.
- O arquivo do manuscrito não deve conter nenhuma forma de identificação do(s) autor(es), garantindo o processo de avaliação duplo-cega. Para instruções de como retirar a identificação do arquivo Word clique aqui.
- Para pesquisas envolvendo seres humanos ou animais, é necessário anexar o Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.
- O link do ORCID e do Lattes de todos os autores deve ser informado no momento da submissão.
- Pelo menos um dos autores deve possuir título de especialista.
Artigos
Cada artigo pode incluir até 8 autores, e é obrigatório fornecer o ORCID ID e o link para a plataforma Lattes (exceto pesquisadores de fora do Brasil) no ato da submissão.
Todos os autores devem ter contribuído substancialmente para o trabalho, em ao menos uma das seguintes etapas: (i) planejamento, execução e interpretação dos resultados; (ii) redação ou revisão crítica do manuscrito; (iii) análise de dados. Contribuições limitadas à coleta de dados ou supervisão geral não justificam autoria.
Manuscritos podem ser revisados linguisticamente, sem prejuízo à responsabilidade dos autores sobre o conteúdo. Os conceitos e opiniões emitidos nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não representando necessariamente a visão do Conselho Editorial.
Para estudos com seres humanos ou animais, é obrigatório incluir o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (ex: Número do CAAE).
Trabalhos incompletos quanto a metodologia ou com apenas resultados esperados ou preliminares e sem redação adequada em termos de ortografia, coesão e coerência não serão aceitos.
Composição e Formatação do Texto
- Formato: Microsoft Word (.doc ou .docx). Arquivos em PDF não serão aceitos.
- Fonte: Arial 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,15.
- Margens: Superior e esquerda de 2,5 cm, inferior e direita de 2 cm.
Documentos para a submissão
Os seguintes documentos são obrigatórios para a submissão: Manuscrito, Página de Rosto, Carta de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais.
Manuscrito
O manuscrito poderá ter no máximo de 20 páginas e deverá conter obrigatoriamente os seguintes itens: título, resumo/abstract, palavras-chave/keywords, introdução, materiais e Métodos, resultados e discussão (juntos), conclusão e referências. Agradecimentos, apêndices e dados suplementares são opcionais. Informações sobre cada item são apresentadas nos modelos abaixo. Trabalhos fora dos padrões serão recusados.
Artigo experimental / Artigo de Revisão
O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)
Artigo de Relato de Caso e Experiência
O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)
Página de Rosto O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)
Informações do trabalho e autores, fomento (se houver), vínculo institucional e contribuições individuais.
Carta de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais O arquivo deve ser submetido no formato PDF
Este documento deve conter a assinatura de todos os autores. Serão aceitas assinaturas digitais (ex: Gov.br) ou documentos escaneados com assinaturas manuais. Não serão aceitas assinaturas coladas digitalmente.
Apêndice e Dados Suplementares (opcional) O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)
Autores poderão incluir um arquivo de apêndice e/ou um arquivo de dados suplementares. Esses materiais oferecem ao autor possibilidades adicionais de publicar aplicações de suporte (softwares), tabelas, gráficos filmes, formulários (ex: TCLE) e questionários que apoiem e melhore a descrição do manuscrito. Os autores devem fazer a citação descritiva no texto informando o material que se encontra no apêndice.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços de e-mail informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.