ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL E PREPARO PARA O PARTO

Autores

  • Gilmara Oliveira Lamy Prefeitura Municipal de Campo Mourão
  • Bruno Stramandinoli Moreno Faculdade Integrado de Campo Mourão

Palavras-chave:

Gravidez, Parto Normal, Cesárea, Pré-Natal

Resumo

A proposta investigativa desta pesquisa foi estudar os fatores relacionados ao período pré-natal que pudessem influenciar a vivência de parto posterior, tendo como norte compreender as expectativas e percepções das gestantes, posteriormente puérperas, quanto a: gravidez, assistência pré-natal e sua relação com o tipo de parto esperado e o vivenciado. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de objetivo descritivo, com caráter de estudo longitudinal, constituído por 09 mulheres grávidas, que foram abordadas no 3° trimestre gestacional e posteriormente no período puerperal, as quais estavam em acompanhamento pré-natal em ambulatório privado ou público. Optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando-se entrevista semi-estruturada. Teve-se como referencial o método de análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (2009) para análise dos dados. Constata-se a influência de vivências anteriores como parâmetro para comparação da experiência do nascimento atual, assim como, a influência do meio social, sendo que o medo excessivo do sofrimento das dores durante o trabalho de parto e o parto determina o desejo pela cesárea. Verificando que a dor foi experimentada de formas diferentes, em ambas as vias de parto, foi possível inferir que há necessidade de preparar as gestantes efetivamente para a maternidade, desmistificando preconceitos, com enfoque nas ações do pré-natal prestadas por uma equipe multiprofissional, onde o(a) enfermeiro(a) tem papel fundamental e relevante nas ações educativas, complementando a consulta médica. O que poderia contribuir no sentido de diminuir a alta incidência de cesariana.

Biografia do Autor

Bruno Stramandinoli Moreno, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal. Edições 70, LDA, 2009

BRASIL. Assistência pré-natal: normas e manuais técnicos. Equipe de colaboração: Janine Schirmer et al. 3. ed. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde, SPS/Ministério da Saúde, 2000.

___________. Ministério da Saúde. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica da Mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

___________. Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v.2, n.1, p.69-71, 2002.

___________.Ministério da Saúde. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual técnico/ Área Técnica de Saúde da Mulher. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

___________. Parto normal: mais segurança para a mãe e o bebê. In: Portal da Saúde. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=20911> Acesso em: 23 de Setembro de 2007.

BREVIDELLI, M. M.; DOMENICO, E. B. L. Como trabalhar os conteúdos das respostas obtidas na coleta de dados. In: Trabalho de Conclusão de Curso: guia prático para docentes e alunos da área da saúde. São Paulo: Iátria, 2006. (p.79-84).

Cadernos de Informações de Saúde. Caderno do Brasil. Informações sobre Nascimentos. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/cadernos/BR/Brasil_GeralBR.xls> Acesso em: 14 de Abril de 2008.

Cadernos de Informações de Saúde. Caderno do Estado do Paraná. Informações sobre Nascimentos. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/cadernos/PR/PR_Parana_GeralUF.xls> Acesso em: 14 de Abril de 2008.

Cadernos de Informações de Saúde. Caderno do Município: Campo Mourão–PR. Informações sobre Nascimentos. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/cadernos/PR/PR_Campo_Mourao_Geral.xls> Acesso em: 14 de Abril de 2008.

CAMARA, M. F. B.; MEDEIROS, M.; BARBOSA, M. A. - Fatores sócio-culturais que influenciam a alta incidência de cesáreas e os vazios da assistência de enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, v.2, n.1, p.0-0. 2000. Disponível: <http://www.fen.ufg.br/revista> Acesso em 14 de abril de 2008.

CURY, A. F.; MENEZES, P. R. Fatores associados à preferência por cesareana. Revista de Saúde Pública; v.40, n.2, p. 226-232, 2006.

FAÚNDES, Aníbal et al.. Opinião de mulheres e médicos brasileiros sobre a preferência pela via de parto. Revista de Saúde Pública, v.38, n.4, p.488-494, 2004.

LOPES, R. C. S.; DONELLI, T. S.; LIMA, C. M.; PICCININI, C. A. O antes e o depois: expectativas e experiências de mães sobre o parto. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.18, n.2, p.247-254, 2005.

LUKAS, K. H. Facilitação Psicológica do Parto. São Paulo: Manole, 1983.

MYNAIO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.

NASCIMENTO, M.G. P. do; SANTOS, O. M. B. dos; SOUZA, M. L. de. Vivenciando o processo de nascimento. Texto Contexto Enfermagem, v.6, n.1, p.157-167, 1997.

OLIVEIRA, S. M. J. V; RIESCO, M. L. G.; MIYA C. F. R.; VIDOTTO P. Tipo de parto: expectativas das mulheres. Revista Latino-americana de Enfermagem, v.10, n.5, p.667-674, 2002.

PARADA, C.M.G.L.; TONETE, V.L.P. O cuidado em saúde no ciclo gravídico-puerperal sob a perspectiva de usuárias de serviços públicos. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.12, n.24, p.35-46, 2008.

QUEIROZ, M. V. O.; SILVA, N. S. J. e; JORGE, M. S. B.; MOREIRA, T. M. M. Incidência e características de Cesáreas e de partos normais: estudo em uma cidade no interior do Ceará. Revista Brasileira de Enfermagem, v.58, n.6, p.687-91, 2005.

VALLOTO, S.S.; ALMEIDA, D.P.; CAPARROZ, S.A.C. Psicoprofilaxia da gravidez: o preparo físico e emocional para gestantes. IV Fórum de Extensão e Cultura da UEM: Perspectivas da Extensão Universitária e da Prestação de Serviços. Arquivos do Mudi, n.10, Supl.1, p.269-270, 2006.

Downloads

Publicado

05/03/2014

Como Citar

Lamy, G. O., & Moreno, B. S. (2014). ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL E PREPARO PARA O PARTO. Revista OMNIA Saúde, 10(2), 19–35. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniasaude/article/view/456

Edição

Seção

Normas para Autores

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)