A TÉCNICA DE FOTOLINGUAGEM NAS INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS REALIZADAS NO CRAS
Palavras-chave:
Fotolinguagem, Intervenção em Grupo, Psicologia da Saúde, CRAS.Resumo
O trabalho dos profissionais de Psicologia nas políticas públicas de assistência social exige que práticas de grupo sejam empregadas. Esta intervenção em Psicologia teve o objetivo de estimular o processo de comunicação de um grupo de mulheres que iniciavam o contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Para a realização desta intervenção foram efetuados três encontros com mulheres que iniciavam o contato com o CRAS, utilizando o método denominado Fotolinguagem. Os resultados indicam que o grupo de fotolinguagem pode funcionar em uma forma aberta, onde a participação dos integrantes oscila e novos componentes podem adentra-lo. Isto é congruente com o fluxo intermitente de indivíduos que buscam nas políticas públicas de assistência social apoio para a efetivação de sua cidadania. Além disso, a comunicação que é possibilitada por esta técnica de grupo pode desestabilizar concepções rígidas em torno do tema abordado e agregar diferentes expectativas e impressões a vivência pessoal.
Referências
AFONSO, M.L.M. O papel do psicólogo no Centro de Referência da Assistência Social. Texto apresentado no I Congresso de Psicologia e Direitos Humanos. UMA: Belo Horizonte, 2009.
ANDRADE, L.F.; ROMAGNOLIS, R.C. O Psicólogo no CRAS: uma cartografia dos territórios subjetivos. Psicologia: Ciência e Profissão, v.30, n.3, p.604-6192010.
BRASIL, Norma Operacional Básica de Recursos Humanos NOB/RH. Brasília, 2006.
BRASIL. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1998.
DEMO, P. Cidadania tutelada, cidadania assistida. Campinas: Autores Associados, 1995.
SILVA, T.A.D.; RUMIM, C.R. A Fibromialgia e a Manifestação de Sofrimento Psíquico. Revista Mal-estar e Subjetividade, v.12, n.3-4, p. 767-792, 2012.
VACHERET, C. A Fotolinguagem©: um método grupal com perspectiva terapêutica ou formativa. Psicologia: teoria e prática v.10, n.2, p.180-191, 2008.