CARACTERIZAÇÃO DOS ESTADOS ANSIOGÊNICOS INFANTIS EM SITUAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS

Autores

  • Camila Schwenck Souza
  • Gabriela da Matta Prado FEA
  • Claudemir Gomes UGF
  • Vanessa Marques Gibran Faco UNESP
  • Lucas Bondezan Álvares UNESP

Resumo

A ansiedade é um sentimento de perigo iminente, presente em todos os seres humanos, em maior ou menor grau. A hospitalização, mesmo sendo algo para restabelecer a saúde do paciente, adquire um caráter ameaçador por diversos motivos, como, ser desconhecido, caso seja a primeira hospitalização, ou por saber que causa dor. No caso de crianças, podem surgir diversas fantasias a respeito da hospitalização e da cirurgia. A partir de um caso em situação pré-cirúrgica, internada na Santa Casa de Penápolis, foi realizada uma revisão bibliográfica do assunto com artigos da área de enfermagem e psicologia. Assim, pode-se perceber que o papel do psicólogo na pré-cirurgia é de extrema importância para que a criança consiga expressar seus medos, dúvidas e insegurança, ajudar esta a compreender sua doença e os motivos da hospitalização e da cirurgia, e para diminuir os traumas que a cirurgia e a hospitalização venham a causar.

Biografia do Autor

Camila Schwenck Souza

RESUMO: A ansiedade é um sentimento de perigo iminente, presente em todos os seres humanos, em maior ou menor grau. A hospitalização, mesmo sendo algo para restabelecer a saúde do paciente, adquire um caráter ameaçador por diversos motivos, como, ser desconhecido, caso seja a primeira hospitalização, ou por saber que causa dor. No caso de crianças, podem surgir diversas fantasias a respeito da hospitalização e da cirurgia. A partir de um caso em situação pré-cirúrgica, internada na Santa Casa de Penápolis, foi realizada uma revisão bibliográfica do assunto com artigos da área de enfermagem e psicologia. Assim, pode-se perceber que o papel do psicólogo na pré-cirurgia é de extrema importância para que a criança consiga expressar seus medos, dúvidas e insegurança, ajudar esta a compreender sua doença e os motivos da hospitalização e da cirurgia, e para diminuir os traumas que a cirurgia e a hospitalização venham a causar.

Downloads

Publicado

24/02/2012

Como Citar

Souza, C. S., Prado, G. da M., Gomes, C., Faco, V. M. G., & Álvares, L. B. (2012). CARACTERIZAÇÃO DOS ESTADOS ANSIOGÊNICOS INFANTIS EM SITUAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS. Revista OMNIA Saúde, 6(1), 43–50. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniasaude/article/view/49