PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: INCLUSÃO DO ALUNO CADEIRANTE
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Educação Física Adaptada, Educação Especial.Resumo
Este estudo tem como objetivo fomentar por meio de um relato de experiência, a importância das práticas pedagógicas, do professor de Educação Física, visando a inclusão de um aluno com deficiência física. Assim, o estudo envolveu o professor de educação física, 25 alunos de pré-escolar “II”, um deles cadeirante, da Escola Municipal Valter Leite Pereira, na cidade de Sorriso-MT. Para o estudo utilizamos de embasamento teórico na legislação nacional, bem como artigos científicos que abordam a Educação Física Adaptada. Para à coleta dos dados, foram utilizados os planos de aula do professor de Educação Física com a turma a ser analisada, bem como as observações participantes das aulas de Educação Física realizada com os alunos envolvidos na pesquisa, sendo os dados registrados por meio de fotografias, vídeos e diário de bordo. Foram identificadas alterações, na postura do professor, no planejamento, bem como adaptações em atividades preestabelecidas como: corrida do saco, circuito psicomotor com obstáculos, atividades com cambalhota e as atividades de arremesso e chute com bola. Essas alterações possibilitaram a participação do aluno cadeirante bem como dos demais colegas, ocorrendo de forma satisfatória os avanços da turma quanto aos objetivos propostos. Com o estudo concluímos que, por meio das aulas de Educação Física Adaptada o aluno é instigado a descobrir suas potencialidades e conquistar seu espaço na sociedade, e que para desenvolver práticas pedagógicas inclusivas de forma satisfatória, é necessário que o professor saia da sua zona de conforto quebrando os paradigmas do processo de inclusão escolar, buscando a valorização das potencialidades dos alunos, bem como o respeito às suas limitações.
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