EXTENSÃO EM DANÇA DE SALÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E À COMUNIDADE

Autores

  • Analissa Haga FAI
  • Joselene Maria Mangueira Carvalho FAMERP

Palavras-chave:

Educação Física, Extensão Universitária, Dança de Salão, Formação Acadêmica, Ensino Superior.

Resumo

A conscientização crescente dos males do sedentarismo vem conduzindo a população à procura de atividades físicas. Contudo, por diversos motivos (motivação, ludicidade, dificuldade, limitações de saúde) raramente as pessoas encontram alguma prática que consigam realizar com a frequência necessária para manutenção da saúde. Por isso, faz-se necessário o oferecimento de possibilidades diversas para atrair o interesse das pessoas em atividades físicas. A dança de salão enquanto atividade física traz todos os benefícios característicos das mesmas, e promove a integração social pelos aspectos específicos dessa prática. Neste estudo foi feita uma análise do curso de extensão em dança de salão implementado no primeiro semestre de 2015 nas Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI). Para tanto, foram realizadas observações pela pesquisadora nas aulas práticas oferecidas à comunidade, as percepções dos alunos participantes e dos graduandos que frequentaram o curso. Concluiu-se que houve a promoção da integração social, experiência e desenvolvimento profissional dos alunos com o contato com o público, por meio das vivências profissionais, destacando a extensão como um pilar para a formação universitária no sentido de pensar, fazer e produzir conhecimento.

Referências

ARAÚJO, C.G.S. et al. Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 2, n.4, 2014.

BENEDETTI, T.R.B. et al. Os benefícios da dança de salão para a saúde dos idosos. 2012. Disponível em: <http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000015/000015AB.pdf> Acesso em: 25 de jul. de 2015.

CARVALHO, T. et al. Reabilitação cardiovascular, dança de salão e disfunção sexual. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo. v.101, n.6, p.e107-e108, 2013.

CASTELANI, R.A. et al. Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança. Revista de Educação Física, v.25, n.4, p.597-607, 2014.

GUIDARINI, F.C.S. et al. Dança de salão: respostas crônicas na pressão arterial de hipertensos medicados. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v.15, n.2, p.155-163, 2013.

HENNINGTON, E.A. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, v.21, n.1, p.256-265, 2005.

JESUS, S.A. Considerações sobre a presença de ginástica artística na escola: Um relato de professores de Educação Física na cidade de Barretos-SP. UNB. Barretos. São Paulo. 2014. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/9611/1/2014_SolangeAparecidaDeJesus.pdf>. Acesso em 30 de set. de 2015.

JEZINE, E. As práticas curriculares e a extensão universitária. 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Belo Horizonte: UFMG, 2004.

MACHADO, Z. et al. Qualidade de vida dos praticantes de dança de salão. Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Florianópolis.v.17, n.1, p.39-45, 2011.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas 2003.

MARQUES, F. B.; FIGUEIRA, Z. C. C. Diretrizes curriculares nacionais e suas repercussões nos currículos de formação docente em educação física. Motrivivência, Florianópolis, v.26, n. 43, p.30-43, 2014.

Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física: séries iniciais. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

PEREIRA. J.E.F.; FREITAS, M.A.I.N. A dinâmica da extensão universitária: um breve relato dos desafios de uma IES e sua inserção social sob a perspectiva do ensino e pesquisa. Revista Científica Multidisciplinar das Faculdades São José, v.5, n.1, p.02-14, 2015.

SHIBUKAWAI, R.M. et al. Motivos da prática de dança de salão nas aulas de Educação Física escolar. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.25, n.1, p.19-26, 2011.

Downloads

Como Citar

Haga, A., & Carvalho, J. M. M. (2017). EXTENSÃO EM DANÇA DE SALÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E À COMUNIDADE. Revista OMNIA Saúde, 12(2), 69–77. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniasaude/article/view/518