Estratégias complementares no ensino das técnicas cirúrgicas básicas

revisão de literatura

Autores

  • Carlos Eduardo Ramos Lopes Departamento de Medicina, Centro Universitário de Adamantina, Adamantina - SP
  • João Pedro Gandolfi Departamento de Medicina, Centro Universitário de Adamantina, Adamantina - SP
  • Mohamad Marwan Faraj Departamento de Medicina, Centro Universitário de Adamantina, Adamantina - SP
  • Thomaz Plaza Departamento de Medicina, Centro Universitário de Adamantina, Adamantina - SP
  • Alexandre Wolf Departamento de Medicina, Centro Universitário de Adamantina, Adamantina - SP

DOI:

https://doi.org/10.29327/4185547

Palavras-chave:

cirurgia geral, educação médica, avaliação educacional, competência clínica, habilidades motoras

Resumo

Introdução: Os conhecimentos cirúrgicos começam a ser adquiridos durante a graduação em medicina, sendo explorados durante a especialização em cirurgia geral. O ensino tradicional das técnicas é limitado por fatores, tais como exposição dos pacientes a risco durante o aprendizado de operações invasivas, restrição nas horas de trabalho e complexidade crescente dos procedimentos. Buscar estratégias alternativas para a aprendizagem das técnicas cirúrgicas, principalmente nas etapas iniciais, quando os conhecimentos são mais restritos e a probabilidade de erros é maior, tornou-se objetivo de muitas pesquisas. Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar estratégias complementares que podem contribuir para o aprendizado de técnicas cirúrgicas básicas e o aprimoramento em estágios ou especialização. Material e métodos: A pergunta norteadora da pesquisa foi a seguinte: quais estratégias podem complementar o ensino das técnicas cirúrgicas básicas? A busca sistemática de estudos foi realizada no National Center for Biotechnology Information (NCBI) no banco de dados PubMed. Resultados e discussão: Sete ensaios clínicos randomizados e dez revisões sistemáticas constituíram a coletânea; cinco delas foram publicadas no Journal of Surgical Education e dois dos ensaios clínicos randomizados foram publicados no American Journal of Surgery. Outros estudos estavam disponíveis em diferentes periódicos. Como estratégias alternativas foram também usadas: aprendizado baseado em simulação, progressão baseada em proficiência, suporte virtual, autoavaliação e peer-feedback, artes visuais e videogames. Conclusão: o sistema de ensino convencional tem déficits que devem ser corrigidos, e estratégias complementares podem ser adotadas até que isso ocorra para que o aprendizado das técnicas cirúrgicas básicas seja cada vez melhor.

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Publicado

26/06/2024

Como Citar

Lopes, C. E. R., Gandolfi, J. P., Faraj, M. M., Plaza, T., & Wolf, A. (2024). Estratégias complementares no ensino das técnicas cirúrgicas básicas: revisão de literatura. Revista OMNIA Saúde, 5. https://doi.org/10.29327/4185547

Edição

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