Formação e seleção de professores nos pareceres de Rui Barbosa
DOI:
https://doi.org/10.69719/roi.v4i1.682Palavras-chave:
formação, seleção, professoresResumo
Este artigo parte do pressuposto de que as influências sofridas no século XIX podem sistematizar um amplo e prolongado debate sobre as idéias educacionais que não se realizaram, mas que exerceram uma grande influência no panorama educacional do país. Dessa maneira, este estudo considera relevante a discussão que proporcione uma reflexão sobre a temática abordada, cujas conclusões se encontram apenas no limite da discussão engendrada: a relevância da formação e seleção de professores enunciadas nos pareceres sobre o ensino de Rui Barbosa. Verificou-se que o pensamento pedagógico de Rui acompanhou a evolução geral, cujos princípios norteadores partem do liberalismo clássico e vão até ao cientificismo e liberalismo que embalou as idéias no final do século XIX. É o pensamento do Rui do Império que enfatizamos neste trabalho, um representante da ilustração brasileira que, idealiza mudanças na educação. Esse mesmo espírito que nunca foi educador, mas que o tinha dentro de si e, que pode fazer uma análise criteriosa sobre as reais necessidades da educação. Sua procura pela hora oportuna de propor cada problema ou para apresentação de soluções, demonstra seu lado político na mais pura acepção do termo. Rui foi um homem de ação, o que parece ter dificultado o reconhecimento de seu lado de pensador puro, sacrifica o filósofo ao político. Certamente essa postura não desmerece a grandeza da obra de Rui, o que nos serve de parâmetro para uma análise da história dos movimentos de educação nacional no século XIX.