Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito submetido deve ser original, inédito e não pode estar sob avaliação para publicação em outra revista. Informações importantes sobre o processo editorial estão disponíveis na área Sobre a Revista.
  • O manuscrito deve ser submetido em formato Microsoft® Word (.doc ou .docx). Arquivos em PDF não serão aceitos.
  • O manuscrito deve seguir todas as Diretrizes para Autores e padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Normas para Autores
  • Os seguintes documentos são obrigatórios para a submissão: Manuscrito, Página de Rosto, Carta de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais. Modelos para esses documentos estão disponíveis em Documentos para a submissão
  • Todas as partes obrigatórias do manuscrito (título, resumo, palavras-chave, texto principal, figuras e tabelas) devem estar incluídas em um único arquivo.
  • O arquivo do manuscrito não deve conter nenhuma forma de identificação do(s) autor(es), garantindo o processo de avaliação duplo-cega. Para instruções de como retirar a identificação do arquivo Word clique aqui.
  • Para pesquisas envolvendo seres humanos ou animais, é necessário anexar o Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.
  • O link do ORCID e do Lattes de todos os autores deve ser informado no momento da submissão.
  • Pelo menos um dos autores deve possuir título de especialista.

Diretrizes para Autores

Antes de submeter seu manuscrito, recomendamos que leia atentamente as diretrizes abaixo. Essas diretrizes são semelhantes às utilizadas pelos principais periódicos científicos. Apenas manuscritos que atenderem a essas orientações serão encaminhados para avaliação.

Informações Gerais
Aceitamos manuscritos inéditos em português, incluindo artigos de pesquisa experimental, revisões integrativas e sistemáticas (com ou sem metanálise), e relatos de experiências ou casos.

A Revista OMNIA Interdisciplinar utiliza um sistema de publicação contínua, com duas edições anuais. Manuscritos aceitos são publicados online imediatamente, sem aguardar o fechamento da próxima edição.

Nosso processo editorial é inteiramente gratuito em todas as etapas: submissão, avaliação, revisão e publicação.

Todos os manuscritos são verificados pelo software antiplágio iThenticate. Os autores devem estar cientes da legislação de direitos autorais e evitar alta similaridade textual, o que pode resultar na rejeição do artigo.

Tipos de Manuscritos Aceitos
Artigo Experimental: Trabalhos que coletam e discutem dados, com objetivos claros. Os métodos devem ser adequados a área de pesquisa e serem capazes de produzir resultados replicáveis.

Relato de Caso/Experiência: Apresentações detalhadas de situações práticas, estudos aplicados, soluções integradas ou intervenções que envolvam múltiplas disciplinas, com ênfase na interseção de conhecimentos e práticas. Serão aceitos relatos de caso ou experiência que atendam a pelo menos uma das seguintes características:
-Contribuição relevante para a compreensão de fenômenos complexos que demandam abordagens interdisciplinares;
-Análise de casos que ilustrem a interação entre diferentes áreas do conhecimento (ex.: saúde e educação, tecnologia e meio ambiente, políticas públicas e desenvolvimento social);
-Implementação de métodos, estratégias ou tecnologias que combinem saberes de distintas disciplinas para resolução de problemas concretos;
-Adaptação ou desenvolvimento de novos referenciais teóricos ou metodológicos que promovam a integração de abordagens científicas e práticas interdisciplinares.

Artigo de Revisão: Revisões com algum tipo de protocolo de sistematização de busca que permita sua repetibilidade. São exemplos de artigos de revisão aceitos:
- Revisão Sistemática: Neste tipo de revisão, o pesquisador segue um protocolo predefinido e rigoroso para identificar, avaliar e sintetizar todas as evidências relevantes disponíveis sobre um tópico específico.
- Meta-Análise: A meta-análise é uma técnica estatística que combina os resultados de múltiplos estudos independentes sobre um tópico específico para obter uma estimativa quantitativa do efeito geral. É comumente usada em revisões sistemáticas, onde os dados de estudos individuais são combinados para gerar resultados mais robustos e generalizáveis.
- Revisão Integrativa: Este tipo de revisão combina evidências de estudos quantitativos e qualitativos para oferecer uma compreensão abrangente do tópico de pesquisa. Ela incorpora uma variedade de métodos de pesquisa e permite uma análise mais holística do assunto.

Normas para Autores

Cada artigo pode incluir até 8 autores, e é obrigatório fornecer o ORCID ID e o link para a plataforma Lattes (exceto pesquisadores de fora do Brasil) no ato da submissão. 

Todos os autores devem ter contribuído substancialmente para o trabalho, em ao menos uma das seguintes etapas: (i) planejamento, execução e interpretação dos resultados; (ii) redação ou revisão crítica do manuscrito; (iii) análise de dados. Contribuições limitadas à coleta de dados ou supervisão geral não justificam autoria.

Manuscritos podem ser revisados linguisticamente, sem prejuízo à responsabilidade dos autores sobre o conteúdo. Os conceitos e opiniões emitidos nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não representando necessariamente a visão do Conselho Editorial.

Para estudos com seres humanos ou animais, é obrigatório incluir o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (ex: Número do CAAE).

Trabalhos incompletos quanto a metodologia ou com apenas resultados esperados ou preliminares e sem redação adequada em termos de ortografia, coesão e coerência não serão aceitos.

Composição e Formatação do Texto
- Formato: Microsoft Word (.doc ou .docx). Arquivos em PDF não serão aceitos.
- Fonte: Arial 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,15.
- Margens: Superior e esquerda de 2,5 cm, inferior e direita de 2 cm.

Documentos para a submissão

Os seguintes documentos são obrigatórios para a submissão: Manuscrito, Página de Rosto, Carta de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais.

Manuscrito
O manuscrito poderá ter no máximo de 20 páginas e deverá conter obrigatoriamente os seguintes itens: título, resumo/abstract, palavras-chave/keywords, introdução, materiais e Métodos, resultados e discussão (juntos), conclusão e referências. Agradecimentos, apêndices e dados suplementares são opcionais. Informações sobre cada item são apresentadas nos modelos abaixo. Trabalhos fora dos padrões serão recusados.

Artigo experimental / Artigo de Revisão
O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)
Artigo de Relato de Caso e Experiência
O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)

Página de Rosto O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)
Informações do trabalho e autores, fomento (se houver), vínculo institucional e contribuições individuais.

Carta de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais O arquivo deve ser submetido no formato PDF
Este documento deve conter a assinatura de todos os autores. Serão aceitas assinaturas digitais (ex: Gov.br) ou documentos escaneados com assinaturas manuais. Não serão aceitas assinaturas coladas digitalmente.

Apêndice e Dados Suplementares (opcional) O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)
Autores poderão incluir um arquivo de apêndice e/ou um arquivo de dados suplementares. Esses materiais oferecem ao autor possibilidades adicionais de publicar aplicações de suporte (softwares), tabelas, gráficos filmes, formulários (ex: TCLE) e questionários que apoiem e melhore a descrição do manuscrito. Os autores devem fazer a citação descritiva no texto informando o material que se encontra no apêndice.

Documentos para a submissão

Os seguintes documentos são obrigatórios para a submissão: Manuscrito, Página de Rosto, Carta de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais.

Manuscrito
O manuscrito poderá ter no máximo de 20 páginas e deverá conter obrigatoriamente os seguintes itens: título, resumo/abstract, palavras-chave/keywords, introdução, materiais e Métodos, resultados e discussão (juntos), conclusão e referências. Agradecimentos, apêndices e dados suplementares são opcionais. Informações sobre cada item são apresentadas nos modelos abaixo. Trabalhos fora dos padrões serão recusados.

Artigo experimental / Artigo de Revisão
O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)
Artigo de Relato de Caso e Experiência
O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)

Página de Rosto O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)
Informações do trabalho e autores, fomento (se houver), vínculo institucional e contribuições individuais.

Carta de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais O arquivo deve ser submetido no formato PDF
Este documento deve conter a assinatura de todos os autores. Serão aceitas assinaturas digitais (ex: Gov.br) ou documentos escaneados com assinaturas manuais. Não serão aceitas assinaturas coladas digitalmente.

Apêndice e Dados Suplementares (opcional) O arquivo deve ser submetido no formato Microsoft® Word (.doc ou .docx)
Autores poderão incluir um arquivo de apêndice e/ou um arquivo de dados suplementares. Esses materiais oferecem ao autor possibilidades adicionais de publicar aplicações de suporte (softwares), tabelas, gráficos filmes, formulários (ex: TCLE) e questionários que apoiem e melhore a descrição do manuscrito. Os autores devem fazer a citação descritiva no texto informando o material que se encontra no apêndice.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.