CONTEÚDOS TELEVISIVOS NAS CULTURAS LÚDICAS E AS POSSIVÉIS MEDIAÇÕES.
Palavras-chave:
Infância, Ludicidade, Mídias, Televisão, MediaçãoResumo
O presente trabalho assume como objetivo central analisar como são concebidas as influências das mídias, especialmente televisiva, na cultura lúdica infantil, em uma instituição de Educação Infantil no município de Álvares Machado-SP. Nesse sentido, tem a intenção de compreender como se dá as mediações dos professores frente à estreita relação entre a cultura lúdica, a prática educativa e as mídias. Nessa perspectiva, considerando que os educadores exercem papel fundamental na mediação da cultura, a pesquisa busca levantar posicionamentos que podem ser assumidos frente ao tema, problematizando e enriquecendo as atividades lúdicas influenciadas pelas mídias. Tal processo visa colaborar na formação de cidadãos mais conscientes, críticos, autônomos e principalmente tornar e valorizar as instituições de educação infantil como espaços privilegiados no processo de humanização. A pesquisa tem como suporte teórico a Teoria Histórico-Cultural, a Sociologia da Infância e autores da Comunicação Social. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como Pesquisa Etnográfica e conta com a participação de educadoras, crianças, pais, direção e funcionários da instituição. Os resultados alcançados demonstram que a influência televisiva, tais como desenhos, programas, novelas e filmes estão presentes de forma perceptiva e acentuada nas brincadeiras infantis e as educadoras mesmo percebendo essa crescente influência não sabem como agir frente a tantas mudanças, diante disso a pesquisa traz indicativos que podem contribuir para a prática educativa e para o suporte teórico dos profissionais de educação e demais envolvidos na Educação Infantil.
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