INTERVENÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR NOS ESPAÇOS DE UMA CLÍNICAESCOLA: ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Saúde Mental, Saúde do Trabalhador, Acidente do Trabalho, Clínica-EscolaResumo
Após a redemocratização política do Brasil e o estabelecimento do SUS, as reformas que atingiram a oferta deserviços de saúde envolveram uma nova gestão em Saúde Pública, incluindo a Saúde do Trabalhador. A partir desse
ponto, as práticas ligadas a saúde do trabalhador são abordadas como campo de estudo e intervenção da Psicologia.
Neste trabalho apresentam-se reflexões inerentes a atenção em saúde mental a um trabalhador que vivenciava o
desgaste a saúde decorrente da execução de ações produtivas. Como método de pesquisa adotou-se o estudo de caso
em razão da possibilidade de indicar especificidades do reconhecimento do nexo causal em saúde do trabalhador
e apontar referenciais de atuação. O objetivo consistiu em discutir a intervenção em Psicologia direcionada a um
trabalhador que adoeceu mediante o desenvolvimento de atividades produtivas. Os resultados indicaram que a
procura pelo serviço de Psicologia na Clínica-Escola decorreu da manifestação de intensa agitação psicomotora,
persecutoriedade e prejuízos a orientação temporal. Este quadro de agravo à saúde mental estava associado a cólicas
intensas acompanhadas de diarréia e fadigabilidade aumentada, causada pela exposição ao cromo. No caso do
trabalhador impossibilitado de desempenhar sua função produtiva em decorrência de prejuízos à saúde, o sofrimento
psíquico se torna intenso e maciço. O trabalhador sente a desestabilização de seus vínculos e tem a percepção de seu
corpo como elemento destituído de potencialidades. Nessa condição de melancolia, a projeção da inépcia atinge as
funções egóicas e pode surgir a completa resignação. Conclui-se enfatizando a necessidade de articulação do INSS
às instituições de ensino superior. Tal articulação beneficiaria os segurados em razão da oferta de serviços de saúde
que as clínicas-escolas poderiam prestar nas ações de reabilitação.
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