TRANSTORNOS ALIMENTARES E ADOLESCÊNCIA: AVALIAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA
Palavras-chave:
Transtornos Alimentares, Adolescentes, EAT, QEWP-RResumo
Os Transtornos Alimentares caracterizam-se por prejuízos ao padrão de ingestão de alimentos e envolvem e perda ou ganho de peso, percepção distorcida da imagem corporal e agravos à saúde mental. Por predominarem entre adolescentes sua avaliação em unidades escolares tem importância para a promoção da saúde e atenção ao quadro geral de saúde desta população. Este estudo teve o objetivo de avaliar a presença de transtornos alimentares em alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio de uma Escola Pública Estadual e de uma Escola Privada do oeste paulista. Participaram da pesquisa 78 alunos de uma Pública Estadual e 18 alunos de uma Escola Privada, que responderam ao Eating Attitudes Test (EAT) e ao Questionário sobre Padrões de Alimentação e Peso – Revisado (QEWP-R). Os resultados indicaram que na Escola Pública Estadual 6,41% da amostra apresentaram indicativos de T.C.A.P.; 1,28% apresentaram indicativos de B.N.P. e 11,5% da amostra apresentaram sinais indicativos de algum transtorno alimentar. A BNNP esteve ausente na amostra. Já na Escola Privada ocorreu ausência de sinais indicativos de T.C.A.P., B.N.N.P. e B.N.P.; enquanto 11,11% da amostra apresentaram indicativos de transtornos alimentares. Conclui-se enfatizando que a tomada dos transtornos alimentares como elemento de atenção nas escolas, envolve a integralidade da noção de desenvolvimento humano. Ainda, exige que a educação em saúde seja tomada como constitutiva do processo educativo e que as unidades escolares se articulem aos serviços de saúde para atender as necessidades daqueles a quem dirigem os processos educativos.