SIMPÓSIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Bruno Stramandinoli Moreno Docente - Departamento de Psicologia - FAFIJAN
  • Cristiane Arieta Alvarez Centro Educacional Integrado Ltda

Palavras-chave:

Simpósio, Ensino, Saúde, Psicologia, Fisiologia

Resumo

O presente trabalho foca-se na descrição de uma proposta didático-metodológica que, balizada pelo conceito da interdisciplinaridade, fomenta a vivência de práticas e experiências que possibilitem a construção de uma perspectiva profissional para além da especialização dos saberes, outrossim, para desenvolver competências (habilidades, conhecimentos, técnicas... ou qualquer outro nomenclatura possível) que dêem conta de instrumentalizar o futuro profissional no que cabe uma postura crítica acerca de sua atuação.


Referências

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Estratégias de ensinagem. In: _________. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2004.

BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2005.

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. PARECER CNE/CES/1.314/2001. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Ministério da Educação e Cultura: Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1314.pdf. Acessado em 15/09/2010.

ENCICLOPÉDIA BRITANNICA. Disponível em: http://www.britannica.com. Acesso em 11/08/2010.

FAZENDA, I.C.A. Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991.

GOMES, P.T.; POZZEBON, P.M.G. Técnicas de dinâmicas de grupo. In: CARVALHO, M.C.M. (org.) Metodologia científica. Fundamento e técnicas. Construindo o saber. Rio de Janeiro: Papirus, 2008.

GUARESCHI, N.M.F.; DHEIN, D.; REIS, C.; MACHRY, D.S.; BENNEMANN, T. A formação em Psicologia e o profissional da Saúde para o SUS (Sistema Único de Saúde). Arquivos Brasileiros de Psicologia, v.61, n.3, p.35-45, 2009.

HAIDT, R.C.C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2004.

L’ABBATE, S. Educação em saúde: uma nova abordagem. Cadernos de Saúde Pública, v10, n.4, p.481-490, 1994.

MELILLO, A.; OJEDA, E.N.S. et al. Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MOYSÉS, L. O desafio de saber ensinar. Rio de Janeiro: Papirus, 2005.

NÓVOA, A. (org) Profissão professor. Porto: Porto, 1991.

RIBEIRO, S.L.; LÚSIO, C.A. As diretrizes curriculares e a formação do psicólogo para a saúde mental. Psicologia em Revista, v.14, n.2, p.203-220, 2008.

SORDI, M.R.L.; BAGNATO, M.H.S. Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século. Revista Latino-americana de Enfermagem, v.6, n.2, p.83-88, 1998.

VILELA, E.M.; MENDES, I.J.M. Interdisciplinaridade e saúde: estudo bibliográfico. Revista Latino-americana de Enfermagem, v.11, n.4, p.525-531, 2003.

Downloads

Publicado

30/01/2014

Como Citar

Moreno, B. S., & Alvarez, C. A. (2014). SIMPÓSIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE. Revista OMNIA Saúde, 10(1), 46–56. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniasaude/article/view/399

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)