O USO DO MORAL JUDGMENT TEST (MJT_XT) NA AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA MORAL EM PSICÓLOGOS DO TRÂNSITO

Autores

  • Thaísa Angélica Déo da Silva Bereta
  • Patrícia Unger Raphael Bataglia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP- Marília/SP

Palavras-chave:

Competência Moral, Formação do Psicólogo, Psicologia do Trânsito.

Resumo

Competência moral se refere à capacidade de avaliar juízos morais em contextos que são adversos ao emissor, mas isso depende do desenvolvimento da capacidade reflexiva e do desenvolvimento cognitivo. Este artigo focaliza a competência moral na formação de psicólogos do trânsito, objetivando avaliar a competência moral de psicólogos que participavam de cursos de Especialização em Psicologia do Trânsito. Foram pesquisados 28 sujeitos, sendo utilizados para coleta de dados o Critério de Classificação Econômica Brasil e o MJT_xt (Moral Judgment Test - extended version). O estudo permitiu verificar que os participantes demonstraram um nível de competência moral mediano, preferência pelos argumentos de nível pós-convencional e baixo nível de segmentação do juízo moral, quando analisados os dilemas componentes do teste separadamente. Configura-se como fundamental repensar o papel da instituição educacional no desenvolvimento da moralidade. Para tanto, espera-se que esta pesquisa possa servir de base para outros estudos sobre a relação entre moralidade e formação do psicólogo e principalmente, daquele que atua no trânsito, ampliando as discussões aqui iniciadas.

Referências

ALMEIDA, D. V.; KOMESSU, J. H.; REPPETTO, M. A.; AVELAR; M. C.; BATAGLIA, P. U. R. A Competência Moral de graduandos de enfermagem de duas instituições brasileiras. Florianópolis: X Congresso Brasileiro de Bioética e II Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, 2013.

ASSAD, D. Uma avaliação do índice de competência moral de adolescentes de 13 a 15 anos de idade praticantes de diversas modalidades desportivas no projeto crescendo com o esporte no município de Cabo Frio – RJ. [Dissertação]. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA. Critério de Classificação Econômica Brasil. 2008. Disponível em: http://www.abep.org/novo/FileGenerate.ashx?id=250. Acesso em: 05 mar. 2013.

BATAGLIA, P. U. R. Um estudo sobre o juízo moral e a questão ética na prática da psicologia. 1996. [Dissertação]. Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1996.

BATAGLIA, P. U. R. A Validação do Teste de Juízo Moral (MJT) para Diferentes Culturas: o caso brasileiro. Psicologia Reflexão e Crítica, v.23, n.1, p.83-91, 2010.

BATAGLIA, P. U. R.; MORAIS, A.; LEPRE, R. M. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. Estudos de Psicologia, v.15, n.1, p.25-32, 2010.

BATAGLIA, P. U. R. A construção da competência moral na formação superior. In: CARVALHO, S. M. R.; BATAGLIA, P. U. R. (Orgs.). Psicologia e Educação: temas e pesquisas, 2012. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/e_book_psicologia-e-educacao.pdf. Acesso em: 10 mar. 2013.

BATAGLIA, P. U. R.; BORTOLANZA, M. R. Formação profissional e conceitos de moral e ética em estudantes de psicologia. Psicologia: Teoria e Prática, v.14, n.2, p.126-140 2012.

BATAGLIA, P. U. R; SHIMIZU, A. M.; LEPRE, R. M; RIBEIRO, S. M. A influência do ambiente acadêmico na construção da competência moral em graduandos de Pedagogia. Relatório de pesquisa apresentado ao Programa Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Edital MCT/CNPq nº 007/2011 – Ciências Sociais, dez. 2013.

BIAGGIO, A. Lawrence Kohlberg: ética e educação moral. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL. Ministério do Planejamento. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Impacto Social e Econômico dos Acidentes de Trânsito nas Aglomerações Urbanas Brasileiras – Síntese da pesquisa, 2003. Disponível em: http://www.pedestre.org.br/downloads/IpeaSinteseAcidentesTransitoMaio2003.pdf. Acesso em: 05 mar. 2013.

BRASIL. Departamento Nacional de Trânsito. Resolução nº. 283/2008. Disponível em: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_283.pdf. Acesso em: 10 mar. 2013.

BRASIL. Departamento Nacional de Trânsito. Resolução nº. 425/2012. Disponível em: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/(Resolu%C3%A7%C3%A3o%20425.-1).pdf. Acesso em: 10 mar. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Indicadores e dados básicos para a saúde – 2009 (IDB-2009) – situação e tendências da violência do trânsito no Brasil. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2009/tema.pdf. Acesso em: 05 mar. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria737.pdf. Acesso em: 05 mar. 2013.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução n° 013/2007. 2007. Disponível em: <http://www.cfp.org.br/pol/export/sites/default/pol/legislacao/legislacaoDocumentos/resolucao2007_13.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2013.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Título de Especialista. 2013. Disponível em: http://site.cfp.org.br/servicos/titulo-de-especialista/cursos-credenciados/. Acesso em: 10 mar. 2013.

DIAS, A. D. Educação moral para a autonomia. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.12, n.2, p.459-478, 1999.

HADDAD, L.; BATAGLIA, P. U. R. A construção da competência moral em alunos do ensino médio: um estudo sobre a influência do ambiente escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de curso apresentado à Universidade Bandeirante. São Paulo: 2007.

HOFFMANN, M. H.; CRUZ, R. M. Síntese histórica da psicologia do trânsito no Brasil. In: HOFFMANN, M. H.; CRUZ, R. M.; ALCHIERI, J. C. Comportamento Humano no Trânsito. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003. p. 17-29.

KOHLBERG, L. The development of modes of thinking and choices in the years from 10 to 16. Tese de doutorado, Universidade de Chicago, 1958.

LA TAILLE, Y. A dimensão ética na obra de Jean Piaget. 2013. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p075-082_c.pdf. Acesso em: 10 mar. 2013.

LEITE, J. F. N. A formação do psicólogo: clínica, social e mercado. São Paulo: Escuta, 2004.

LIND, G. O significado e medida da competência oral revisitada: um modelo do duplo aspecto da competência moral. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.13, n.3, p.399-416, 2000.

LIND, G. The cross-cultural validity of the Moral Judgment test (MJT). Confirmation of 17 Cross-Cultural Adaptations. Paper presented at the MOSAIC 2005, Konstanz, Germany, 2005.

LIND, G. La moral puede enseñarse. Manual teórico-prático de la formación moral y democrática. México: Trilhas, 2007.

LUNDEBYE, S. Car accidents and mortality in developing countries. In: Anais da 3a. Conferência Anual de Transportes, Segurança de Trânsito e Saúde. Toronto: World Health Organization/Karo Linska Institute, p.94-116, 1997.

OLIVEIRA, M.; REGO, S. Desenvolvimento da Competência de Juízo Moral e Ambiente de Ensino: uma investigação com estudantes de graduação em enfermagem. [Dissertação] Escola Nacional de Saúde Pública, 2008.

POLLI, G. M. et al. Excesso de velocidade no trânsito: análise sob a perspectiva da moralidade. Psicologia: Ciência e Profissão, v.30, n.1, p.86-97, 2010.

ROZESTRATEN, R. J. A. Psicologia do trânsito: conceitos e processos básicos. São Paulo: E.P.U./EDUSP, 1988.

RUEDA, F.J. M. Psicologia do trânsito ou avaliação psicológica no trânsito: faz-se distinção no Brasil? Ano da Avaliação Psicológica-Textos Geradores. Conselho Federal de Psicologia, 2011. Disponível em: http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/publicacoes/publicacoesDocumentos/anodaavaliacaopsicologica_prop8.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2013.

SERODIO, A. M. Avaliação da competência do juízo moral de estudantes de medicina: comparação entre um curso de bioética tradicional e um curso de bioética complementado com o método Konstanz de discussão de dilemas a educação em bioética na promoção das competências moral e democrática de adultos jovens. [Doutorado]. Universidade Federal de São Paulo, 2013.

SHIMIZU; A. M.; BATAGLIA, P. U. R; LEPRE, R. M.; CABRINI, M. C. G.; CARVALHO, S. M. Desenvolvimento do juízo moral e da competência moral em graduandos de pedagogia: uma comparação entre o Moral Judgement Test (MJT-xt) e o Defining Issues Test (DIT-2). Relatório Final de Pesquisa apresentado ao Programa Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Edital MCT/CNPq nº 014/2008 – Universal, jan. 2011.

SOUZA, E. R.; MINAYO, M. C. S.; FRANCO, L. G. Avaliação do processo de implantação e implementação do Programa de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v.16, n.1, p.19-31, 2007.

Downloads

Publicado

14/02/2014

Como Citar

Bereta, T. A. D. da S., & Bataglia, P. U. R. (2014). O USO DO MORAL JUDGMENT TEST (MJT_XT) NA AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA MORAL EM PSICÓLOGOS DO TRÂNSITO. Revista OMNIA Saúde, 10(2), 01–12. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniasaude/article/view/462

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)