O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MANIPULATIVAS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS COM SUCATA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Palavras-chave:
Educação especial – Habilidades manipulativas – Materiais alternativos,Resumo
As habilidades manipulativas envolvem o relacionamento de um indivíduo com objetos caracterizando-se pela aplicação da força nos objetos e a recepção de força deles, a fase dos movimentos manipulativos ocorre na primeira infância (0 a 3 anos), onde a criança realiza os movimentos básicos como segurar, alcançar e soltar. A educação física na educação especial visa a ampliação do movimento humano, como meio para educar o indivíduo em todas as suas dimensões. A educação física deve auxiliar este indivíduo a resolver problemas relacionados ao seu dia-a-dia, relacionando seus conhecimentos a respeito de sua consciência corporal e suas habilidades motoras. Este saber pode ser atingido pela criança a partir de materiais retirados do seu convívio, construir materiais, ou brinquedos que de alguma forma possam servir de brinquedo. O trabalho com sucatas valoriza o desenvolvimento da imaginação, da criatividade como os sentimentos do indivíduo em todos os aspectos. O objetivo principal foi verificar como a construção e utilização de materiais alternativos confeccionados ou adaptados nas aulas, podem favorecer o aprimoramento das habilidades motoras manipulativas. Percebemos que a construção dos materiais bem como pintar, desenhar e colar favoreceu muito para o aprimoramento destas habilidades, sendo o brinquedo facilitador deste processo. Os alunos com necessidades especiais necessitam de uma atenção mais específica em cada movimento e maiores recursos educacionais para que se possibilite a sua aprendizagem.
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