SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.69719/ros.v7iesp..799Palavras-chave:
Estudantes, Síndrome de Burnout, MedicinaResumo
A Síndrome de Burnout é objeto de interesse crescente entre os pesquisadores, sendo uma condição psicológica caracterizada por exaustão emocional, desumanização e falta de realização pessoal. Embora tenha sido inicialmente observada por profissionais da saúde, agora é amplamente documentada em estudos acadêmicos. O objetivo do artigo foi avaliar a prevalência dos fatores de risco e as consequências da Síndrome de Burnout em estudantes de medicina. O estudo realizado é uma revisão integrativa da literatura, com base nos artigos publicados entre 2020 e 2024. Os resultados da revisão indicam uma alta prevalência de Burnout entre estudantes de medicina, na qual uma parcela significativa desses estudantes relata sobrecarga e exaustão emocional. Além disso, foi observado nos artigos elencados e comparativos uma maior incidência de Burnout entre o sexo feminino, com sintomas como exaustão mental, desumanização e impactos na saúde. Uma das causas mais prevalentes entre os estudos analisados foi a falta de sono identificada como um fator de risco significativo, acarretando prejuízos tanto físicos quanto psicológicos. Além disso, constatou-se que os estudantes de medicina apresentam uma maior vulnerabilidade a outras alterações emocionais e ao abuso de substâncias, possivelmente como uma forma de enfrentar os desafios associados à sua formação acadêmica e profissional. Esses resultados destacam a importância de abordagens preventivas e de suporte específico para esse grupo de estudantes, envolvidos no desenvolvimento de Burnout e de outras complicações emocionais.
Referências
Cazolari, P.G. et al. Níveis de burnout e bem-estar de estudantes de Medicina: um estudo transversal. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020, v. 44. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20190138
Goni, M. Urgoiti, M, Durante, E. Correlación entre clima educativo y síndrome de burnout em practicantes internos de la carrera de doctor em medicina de Uruguay. Rev Méd Urug. 2015;31(4):272-81.
Lima, L.P., et al. Síndrome de Burnout em acadêmicos de Medicina. Research, Societyand Development,2021; 10 (5): e15210514697 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14697
Moura, R. S.et al. Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(11), e9205. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.25248/reas.e9205.2021>. Acesso em: 12 dez.2023. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e9205.2021
Almeida, G.C., The prevalence of burnout syndrome in medical students. Arch Clin Psychiatry. 2016;43(1):6-10. doi:10.1590/0101-60830000000072. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-60830000000072
Dyrbye, L, Shanafelt, T. A narrative review on burnout experienced by medical students and residents. Med Educ. 2016;50(1):132-49. doi: 10.1111/medu.12927 DOI: https://doi.org/10.1111/medu.12927
Feier, G, et al. Síndrome de Burnout em estudantes de medicina. Cadernos ESP Ceará,2021;
Soares, C.B. et al. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, p. 335-345, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400002000020
Barros, A.W.R. et al. Burnout entre estudantes de medicina: análise em instituição particular em Palmas-TO. Brazilian Journal of Development, 2023, v. 9, n. 05, p. 17182-17199. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv9n5-180
Oliveira, M. F., Araújo, L. M. B. Saúde mental do estudante de Medicina. Brazilian Journal of Development, 2019, v. 5, N.11, P.23440-23452. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-058
Conti, G.R. et al. Avaliação do índice de estresse percebido dos alunos do curso de medicina, durante os diferentes ciclos de estágio do internato. Brazilian Journal of Health Review, 2022, v. 5, n. 2, p. 4912-4923, 2022. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv5n2-078
Machado, J. N. et al. Fatores associados aos níveis de estresse percebido em estudantes internos de um curso de medicina. Revista Brasileira Militar de Ciências, 2020, v. 6, n. 16. DOI: https://doi.org/10.36414/rbmc.v6i16.61
Toews, J.A. et al. Analysis of stress levels among medical students, residents, and graduate students at four Canadian schools of medicine. Acad Med. 1997 Nov;72(11):997-1002. DOI: https://doi.org/10.1097/00001888-199711000-00019
Berútez, C.G., Quintero, J.B., Torres, R.B. Prevalence of risk for mental disorders among undergraduate medical students at the Medical School of the Catholic Universily of Chile. Rev Med Chil. 2001 Feb;129(2):173-8.
Miller PMcC, Surtees P.G. Psychological symptoms and their course in first-year medical students as assessed by the Interval General Hcalth Questionnaire (I-GHQ ). Br J Psychiatry 1991; 159:199-207. DOI: https://doi.org/10.1192/bjp.159.2.199
Barbosa-Medeiros, M.R.; Caldeira, A.P. Saúde mental de acadêmicos de medicina: estudo longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021, v. 45, p. e187. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20190285
Lei XY, Xiao LM, Liu YN, Li YM. Prevalence of depression among chinese university students: a meta-analysis. PLoS One. 2016;11:e0153454. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0153454
Eller T, Aluoja A, Vasar V and Veldi M. Symptoms of anxiety and depression in Estonian medical students with sleep problems. Depression and anxiety. 2006; 23: 250. pmid:16555263 DOI: https://doi.org/10.1002/da.20166
Vale, T. C. B. et al. Factorsbehind burnout increase in medical students. Are the criteria so important? Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 45, n. 2, p. 1-7, 2021. FapUNIFESP (SciELO). DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200193.ing
Arnsten, A.F.T.; Shanafelt, T. Physician Distress and Burnout: the neurobiological perspective. Mayo Clinic Proceedings, [S.L.], 2021. v. 96, n. 3, p. 763-769. Elsevier BV. DOI: https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2020.12.027
Costa, A, W. et al. Avaliação dos níveis de estresse e Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina de uma universidade no Maranhão. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023, v. 23, n. 7, p. e12898-e12898. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e12898.2023
Wu W., et al. Empathy alleviates the learning burnout of medical college students through enhancing resilience.BMC Medical Education, 2022; 22(1): 1-11. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-022-03554-w
AlmutairI, H, et al. Prevalence of burnout in medicalstudents: Asystematic review and meta-analysis.International Journal of Social Psychiatry, 2022; 68(6): 1157-1170. DOI: https://doi.org/10.1177/00207640221106691
Prata, T.S.C. et al. Prevalence of Burnout Syndrome and associated factors in medical students under different educational models. Revista da Associação Médica Brasileira, 2021, v. 67, p. 667-674. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9282.20200937
Nassar, L.M. Carvalho, J.P. Síndrome de Burnout em estudantes de graduação de medicina no Brasil: uma revisão do panorama brasileiro. Espaço para a Saúde, 2021, v. 22. DOI: https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e721
Morais, V.E.G. et al. A saúde mental de universitários do curso de graduação de medicina no Brasil. Brazilian Journal of Health Review, 2024, v. 7, n. 1, p. 5089-5104. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv7n1-413