LÂMINAS DIGITAIS: UMA ALTERNATIVA NO ENSINO DA DERMATOPATOLOGIA – UM ESTUDO PILOTO

Autores

  • Marina Facio Leite Faculdades de Dracena
  • Letícia Kassai da Costa Centro Universitário de Adamantina
  • Leticia Tiemi Motoki Centro Universitário de Adamantina
  • Guilherme Trindade Batistão Centro Universitário de Adamantina
  • José Burgos Ponce Centro Universitário de Adamantina

DOI:

https://doi.org/10.69719/ros.v7iesp..818

Palavras-chave:

Patologia digital, Microscopia, Educação médica

Resumo

A disciplina de patologia nas escolas médicas é fundamental para o entendimento das doenças, oferecendo suporte a conhecimentos teóricos e clínicos. Tradicionalmente, o ensino da patologia utiliza livros de texto com ilustrações coloridas e lâminas de vidro coradas, observadas através de microscópio óptico convencional. Com o avanço tecnológico, a microscopia virtual (MV) surge como uma alternativa à microscopia convencional, permitindo a digitalização de lâminas e sua visualização por meio de softwares específicos. As imagens digitais podem ser armazenadas em rede e acessadas pelos estudantes fora do horário de aula. Este projeto avaliou o uso da MV na disciplina de patologia, em sessões práticas voltadas ao estudo da dermatopatologia, e verificou sua aceitação pelos alunos de graduação em medicina do Centro Universitário de Adamantina. A MV representa uma inovação significativa no ensino da patologia, proporcionando flexibilidade e acessibilidade aos materiais de estudo, aspectos que foram exibidos pelo grau de aceitação por parte dos participantes deste trabalho.

Referências

Harris, T, Leaven, T, Heidger, P, Kreiter, C, Duncan, J, Dick, F. Comparison of a virtual microscope laboratory to a regular microscope laboratory for teaching histology. Anat Rec (New Anat), 2001 265: 10-14. DOI: https://doi.org/10.1002/ar.1036.abs

Rosas C, Rubí R, Donoso M, Uribe S. Dental students' evaluations of an interactive histology software. J Dental Educ. 2012;76: 1491-6. DOI: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2012.76.11.tb05411.x

Fonseca FP, Santos-Silva AR, Lopes MA, Almeida OP, Vargas PA. Transition from glass to digital slide microscopy in the teaching of oral pathology in a Brazilian dental school. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2015;20: e17-22. DOI: https://doi.org/10.4317/medoral.19863

Dee FR (2009) Virtual microscopy in pathology education. Human Pathology 40(8): 1112–1121. DOI: https://doi.org/10.1016/j.humpath.2009.04.010

Kumar, V.; Abbas, A.; Fausto, N. Robbins e Cotran – Patologia –. Bases Patológicas das Doenças. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Fernandes, C., Bonan, R., Bonan, P., Leonel, A., Carvalho, E., F.L. de Castro, J., & Perez, D. (2018). Dental Students’ Perceptions and Performance in Use of Conventional and Virtual Microscopy in Oral Pathology. Journal of Dental Education, 82(8), 2018, p. 883-890. DOI: https://doi.org/10.21815/JDE.018.084

Kuo, K.-H., Leo, J. M. Optical Versus Virtual Microscope for Medical Education: A Systematic Review. Anatomical Sciences Education, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1844

Pavlova O, Gilliet M, Hohl D. Digital pathology for the dermatologist. Rev Med Suisse. 2020;16(688):618–621. – PubMed DOI: https://doi.org/10.53738/REVMED.2020.16.688.0618

Al-Janabi S, Huisman A, Van Diest PJ. Digital pathology: Current status and future perspectives. Histopathology. 2012;61:1–9. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2559.2011.03814.x

Van Es SL, Grassi T, Velan GM, Kumar RK, Pryor W. Inspiring medical students to love pathology. Hum Pathol 2015;46:1408. DOI: https://doi.org/10.1016/j.humpath.2015.04.016

Kim, M. J., Lee, H. S., Rho, Y. S., & Lee, J. H. (2007). Evaluation of Virtual Microscopy in Undergraduate Medical Education. Korean Journal of Medical Education, 19(2), 123-131.

Triola MM, Holloway WJ. Microscopia virtual aprimorada para educação colaborativa. BMC Medical Education. 2011; 11: 4. DOI: https://doi.org/10.1186/1472-6920-11-4

Vainer B, Mortensen NW, Poulsen SS, Sørensen AH, Olsen J, Saxild HH, et al. Turning microscopy in the medical curriculum digital: Experiences from the faculty of health and medical sciences at University of Copenhagen. J Pathol Inform. 2017; 8: 11. DOI: https://doi.org/10.4103/2153-3539.201919

Taylor CR, DeYoung BR, Cohen MB. Pathology education: quo vadis? HUM PATHOL 2008; 39: 1555-61. DOI: https://doi.org/10.1016/j.humpath.2008.06.019

Downloads

Publicado

22/11/2024

Como Citar

Facio Leite, M., Kassai da Costa, L., Tiemi Motoki, L., Trindade Batistão, G., & Burgos Ponce, J. (2024). LÂMINAS DIGITAIS: UMA ALTERNATIVA NO ENSINO DA DERMATOPATOLOGIA – UM ESTUDO PILOTO. Revista OMNIA Saúde, 7(esp.), 204–210. https://doi.org/10.69719/ros.v7iesp.818