Educação feminina em Adamantina

Instituto de Educação Madre Clélia (1951-1978)

Autores

  • Therezinha Elizabeth Tofoli

DOI:

https://doi.org/10.69719/roi.v9i1.697

Palavras-chave:

História da Educação Feminina no Brasil, ria da Educação Feminina em Adamantina, Educação Confessional

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a investigação do processo de criação, instalação e transformações da educação feminina no Colégio “Madre Clélia” de Adamantina, no período de 1950 a 1978, com ênfase nos primeiros quinze anos (1950 a 1965), bem como contribuir para o reconhecimento do sentido da ação de suas práticas educativas vivenciadas pelas alunas e enraizadas na sociedade e cultura locais. Trata-se de uma reflexão sobre o ensino confessional católico, oferecido pelas Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, por meio de sua fundadora Clélia Merloni. Ao analisar a educação oferecida por esta instituição escolar, um dos objetivos fundamentais foi o de compreender a formação da identidade das educandas e aspectos referentes à (re) e/ou (des) construção do universo feminino vigente. Através de fontes primárias e de depoimentos de pessoas envolvidas no cenário do Colégio (diretoras, professoras e alunas), constatamos que a escola foi permeada por vários processos e práticas educativas, dentre os quais, alguns responderam aos anseios das alunas e da sociedade da época, que eram o de preparar as mulheres para o desempenho da maternidade e para serem profissionais do magistério. Para além de proporcionar uma formação que distinguisse essas mulheres no cenário social, os resultados obtidos nessa pesquisa revelam também que muitas educandas ultrapassaram a condição feminina que lhes era imposta, adentrando a esfera pública, espaço reservado historicamente ao gênero masculino.

Biografia do Autor

Therezinha Elizabeth Tofoli

Mestre em Educação – UNESP - Marília
Professora - FAI

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Publicado

05/06/2024

Como Citar

Tofoli, T. E. (2024). Educação feminina em Adamantina: Instituto de Educação Madre Clélia (1951-1978). Revista OMNIA Interdisciplinar, 9(1), 56–64. https://doi.org/10.69719/roi.v9i1.697

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