Infância e desenvolvimento local
legislação e gestão social
DOI:
https://doi.org/10.69719/roi.v7i1.711Palavras-chave:
Educação Infantil, poder público municipal, gestão social, desenvolvimento localResumo
A inf'ancia sempre foi tema de estudos das ciências voltadas ao desenvolvimento bio-psico-social do ser humano, porém pouco abordada academicamente na perspectiva da geração de empregos, tomando-se, portanto, aliada do desenvolvimento local.As alterações na organização econômica e social da família, provocada pela revolução urbano-industrial das últimas décadas do século xx, no Brasil, passaram a exigir do Estado que instalasse e ampliasse sistemas de apoio à criança, resultando nos serviços de creche e pré-escola, mantidas, especialmente, pelo poder público municipal. Ao atender direitos básicos do cidadão - educação e segurança - as prefeituras acabam contribuindo para com o desenvolvimento local, gerando empregos diretos - professores, pessoal de apoio e gestão -, e contribuindo para que as mães trabalhem, o que lhes dá condições de produzir, consumir e, consequentemente, pagarem impostos. Trata-se de gestão social ao invés do desgastado desenvolvimentismo dos anos de 1960 e 70, sendo o poder público o provedor do bem-comum.