BRINCANDO DE APRENDER NA CRECHE: O USO DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS.

Autores

  • Mara Garcia da Cunha

Palavras-chave:

Lúdico. Brincar. Infância. Aprendizagem. Faz - de -conta

Resumo

Este artigo versa apresentar os resultados de um trabalho desenvolvido num ambiente de creche na qualidade de educadora, no sentido de identificar as comiserações acerca do lúdico enquanto “moti” da aprendizagem. Nessa perspectiva, buscamos justificar este estudo, dada a importância dos aspectos peculiares ao lúdico, sobretudo no âmbito da educação. Para a construção deste estudo tratou-se de adotar procedimentos da pesquisa etnográfica. Como objetivos deste estudo, procuramos aliar o lúdico na infância no ambiente de creche e sua relação com possíveis ações educativas para a melhoria da prática educacional. A hipótese inicial é a de que, a brincadeira torna as crianças pessoas mais e autônomas num espaço de tempo menor, permitindo-lhes a imitação, a exploração e a reelaboração do mundo e do contexto histórico onde estão inseridas. Considerou-se, ao final, que, a necessidade tanto nas escolas públicas quanto provadas, uma maior conscientização no sentido de desmistificar o papel do “brincar”, que não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças, pois, ampliam gradualmente sua capacidade de interação entre si e com os adultos, e, adquirem uma melhor compreensão de si próprias e do outro, e que a atividade lúdica proporciona infinitas possibilidades de trabalho pedagógico de ensino e de aprendizagem, com possibilidade de aplicação em sala de aula, ficando evidente que o jogo desperta interesse, motivação e envolvimento do participante com a atividade, interações positivas nas relações interpessoais.

Downloads

Publicado

25/01/2012

Como Citar

da Cunha, M. G. (2012). BRINCANDO DE APRENDER NA CRECHE: O USO DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS. Revista OMNIA Humanas, 2(2), 27–32. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniahumanas/article/view/231

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.