A BRINCADEIRA COMO CONTEXTO PARA A BUSCA DE COMPETÊNCIAS EM CRIANÇAS COM ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM.
Palavras-chave:
Linguagem Infantil, Competência, BrincarResumo
A perspectiva do interacionismo social para aquisição da linguagem valoriza fatores sociais, comunicativos e culturais, a serem preservados na avaliação do desenvolvimento. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo apresentar e discutir o caso de uma criança sem linguagem oral, com foco na identificação de possíveis competências linguísticas, em contexto grupal e lúdico de avaliação de alterações de linguagem. A criança tinha 25 meses de idade, nasceu prematura, pequena para a idade gestacional e com sofrimento fetal crônico. A análise de quatro sessões videogravadas indicou que, nas primeiras sessões, ela permaneceu próxima à mãe, quase sem atividade. No episódio selecionado para o presente relato, foi possível identificar competências linguísticas, incluindo contato visual, atenção, respeito aos turnos de interação e compreensão de instruções e demonstrações. Considerou-se que a detecção de competências foi propiciada pelo contexto naturalístico e lúdico, em consonância com a perspectiva do interacionismo.
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