GRUPO DE MEDIAÇÃO COM MULHERES EM INSTITUIÇÃO DE ATENÇÃO À INFÂNCIA

Autores

  • Fernanda Ramos Cavalheiro
  • Cassiano Ricardo Rumin Mestre em Ciências Médicas (FAI)

Palavras-chave:

Grupo de Mediação, Instituiçao de atenção à infancia, fotografia, familia com vulnerabilidade social

Resumo

O grande desafio desse artigo está em construir elementos de reflexão e estratégias de intervenção capazes de resgatar o vinculo familiar, deste modo foi realizado uma retrospectiva histórica sobre a atenção à criança é adolescente em condições de vulnerabilidade social, para que assim pudéssemos organizar um espaço onde se expressasse os afetos das mulheres que possuem filhos no abrigo da instituição Comunidade Espírita Joanna de Angelis, estabelecendo intervenções clinicas em psicologia. Utilizou-se do grupo de mediação proposto por Käes (2005) para a atenção ao grupo de mães atendidas. Foi realizada uma ação interpretativa através da produção do grupo de mães que recebiam atenção pela técnica de mediação. Após selecionar algumas fotografias cujo o temas era “família. Concluí-se que a fotografia contribuiu para a ordenação de afetos, deste modo estimulou a manutenção de vínculos protetivos entre as famílias atendidas, cujo  um numero significativo de crianças que puderam retornar para o convívio familiar  e outras família se beneficiaram do distanciamento e ameaça do abrigamento de crianças, pois tiveram seu vinculo restabelecido.

Biografia do Autor

Fernanda Ramos Cavalheiro

BERNAL, Elaine Marina Bueno. Arquivos do Abandono: experiências de crianças e adolescentes internados em instituições do serviço social de menores de São Paulo (1938-1960). São Paulo: Cortez, 2004.

CORRÊA, Mariza. A cidade de menores: uma utopia dos anos 30. in: FREITAS, Marcos Cezar. História Social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, p. 81 – 100, 2003.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas (SP): Papirus Editora, 1993.

KAËS, Rene. O grupo e o sujeito do grupo: elementos para uma teoria psicanalítica do grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

KLIKSBERG, Bernardo. O desafio da exclusão: para uma gestão social eficiente. São Paulo: FUNDAP, 1997.

JERUSALINSKY, Alfredo. Apesar de você, amanhã há de ser outro dia: in: CALLIFARIS, Contardo. Educa-se uma criança? Porto Alegre: Artes e Ofícios, p. 13-24, 1994.

MARIANO, Helvio Alexandre, Mariano, Carmem Lucia. Exploração do trabalho infantil: uma história que parece não ter fim. In: Batista, Robertoleme, Araújo, Renan. Desafios do trabalho: Capital e luta de classes. Londrina: Práxis, p. 293-3-7, 2003.

MOLON, Susana Inês. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. Petrópolis: Vozes, 2003.

VENÂNCIO, Renato Pinto. Maternidade Negada. In: PRIORE, Mary Del. São Paulo: Contexto, p. 189-223, 2006.

VIÑAR, Marcelo N. Infância marginal institucionalizada: que saber para que pratica: In CALLIGARIS, Contardo. Educa-se uma criança? Porto Alegre: Artes e Ofícios, p. 157-174, 1994.

Downloads

Publicado

09/02/2012

Como Citar

Cavalheiro, F. R., & Rumin, C. R. (2012). GRUPO DE MEDIAÇÃO COM MULHERES EM INSTITUIÇÃO DE ATENÇÃO À INFÂNCIA. Revista OMNIA Saúde, 5(supl), 66–79. Recuperado de http://omnia.fai.com.br/omniasaude/article/view/55

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>