METODOLOGIA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADO (ABA): INTERVENÇÃO PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA SISTEMÁTICA

Autores

  • Maria Fernanda Guimarães Cordes Centro Universitário de Adamantina
  • Maria Eduarda Guimarães Cordes Centro Universitário de Adamantina
  • Samira Puzziello Abduny Jaruche Centro Universitário de Adamantina
  • Maria Eduarda de Oliveira Rossetto Centro Universitário de Adamantina
  • Guilherme Batista do Nascimento Centro Universitário de Adamantina
  • Cesar Antônio Franco Marinho Centro Universitário de Adamantina

DOI:

https://doi.org/10.69719/ros.v7iesp..806

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista (TEA), Análise do comportamento aplicada (ABA), Intervenção precoce

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar, caracterizar e identificar a importância da terapia de Análise do Comportamento Aplicado (ABA) no diagnóstico e tratamento precoce em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma revisão de literatura sistemática, partindo de uma consulta bibliográfica eletrônica ocorrida entre os meses de abril e julho de 2024, que compreendeu artigos, monografias e teses, publicadas nas bases de dados, SciELO, BVS, Lilacs, Pubmed, Web of Science, Scopus e nos Periódicos Capes. Foram aceitos trabalhos publicados nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa. Para tal, foi realizada uma busca simples, utilizando as palavras-chave: Transtorno do espectro autista; Análise do comportamento aplicada; Intervenção precoce. Ao todo 27 trabalhos foram selecionados para o presente trabalho. Após a identificação do perfil da criança, é elaborado um plano terapêutico singular, onde esquemas individuais são criados com a apresentação inicial de uma indicação ou instrução, oferecendo apoio transitório quando necessário. A metodologia ABA tem por objetivo trabalhar os déficits, através da identificação dos comportamentos desafiadores ou até inabilidades que prejudicam sua vida e suas aprendizagens; reduzir a frequência e intensidade de comportamentos indesejáveis, como por exemplo: agressividade e estereotipias que dificultam o convívio social destes indivíduos, promover o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas, adaptativas, cognitivas e acadêmicas e promover comportamentos socialmente desejáveis. Embora seja fundamental reconhecer suas limitações e desafios, este trabalho comprovou a eficácia e os benefícios do tratamento através da intervenção ABA por meio da melhora nas habilidades comportamentais, sociais e comunicativas em indivíduos diagnosticados com TEA.

Referências

Oliveira CCS. A importância da estimulação precoce com crianças do transtorno do espectro autista de 0 a 4 anos com a intervenção ABA. (monography). Atibaia: Faculdade Atibaia, 2017, 65p.

Maenner MJ, Shaw KA, Bakian AV, Bilder DA, Durkin MS, Fitzgerald RT, Furnier SM, Hughes MM, Ladd-Acosta CM, McArthur D, Pas ET, Salinas A, Vehorn A, Williams S, Esler, A, Grzybowski A, Hall-Lande J, Nguyen RHN, Pierce K, Zahorodny W, Hudson A, Hallas L, Mancilla KC, Patrick M, Shenouda J, Sidwell K, DiRienzo M, Gutierrez J, Spivey MH, Lopez M, Pettygrove S, Schwenk YD, Washington A, Shaw KA. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020. Morbidity and Mortality Weekly Report. [Internet]. 2021 Set [citado em 2024, 24 de junho]70(11):1–16. doi: 10.15585/mmwr.ss7011a1. Disponível em: https:// www.cdc.gov/mmwr/volumes/72/ss/pdfs/ss7202a1-H.pdf. DOI: https://doi.org/10.15585/mmwr.ss7202a1

Lintas C, Persico AM. Fenótipos autistas e testes genéticos: estado da arte para o geneticista clínico. Journal of Medical Genetics. J Med Genet [Internet]. 2009 Jan. [citado em 2024, 24 de junho]46(1):1-8. doi: 10.1136/jmg.2008.060871. Epub 2008 Aug 26. PMID: 18728070; PMCID: PMC2603481. Disponível em: https://www.scielo .br/j/rsbf/a/KBDfGvMQmTbrMdHDyWqmYpb.

Sandin S, Schendel D, Magnusson P, Hultman C, Surén P, Susser E, Grønborg T, Gissler M, Gunnes N, Gross R, Henning M, Bresnahan M, Sourander A, Hornig M, Carter K, Francis R, Parner E, Leonard H, Rosanoff M, Stoltenberg C, Reichenberg A. Autism risk associated with parental age and with increasing difference in age between the parents. Mol Psychiatry [Internet]. 2016 May. [citado em 2024, 24 de junho]21(5):693-700. doi: 10.1038/mp.2015.70. Epub 2015 Jun 9. PMID: 26055426; PMCID: PMC5414073. Disponível em: https://pubmed.ncbi .nlm.nih.gov/26055426/ DOI: https://doi.org/10.1038/mp.2015.70

Ferreira J, Mira NF, Carbonero FC, Campos D. Efeitos da fisioterapia em crianças autistas: estudo de séries de casos. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv [Internet]. 2016 Dez. [citado em 2024, 24 de junho]16(2):24-32. doi: 10.5935/ 1809-4139.20160004. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S1519-030720160 00200005&lng=pt&nrm=iso. DOI: https://doi.org/10.5935/1809-4139.20160004

Coelho ACC, Iemma, EP, Lopes-Herrera AS. Relato de caso: privação sensorial de estímulos e comportamentos autísticos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia [Internet]. 2008 Mar. [citado em 2024, 24 de junho]13(1)75-81. doi: 10.1590/S1516-80342008000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsbf/a/KBDf GvMQ mTbrMdHDyWqmYpb/. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-80342008000100013

Gaiato M, Teixeira G. O Reizinho Autista: Guia para lidar com comportamentos difíceis. São Paulo- Editora nVersos. 2018, 254p.

Cavalcante SS, Costa FBP, Rocha YF de O, Correia RF de O, Lustosa GMP, Viana NCP. Benefits of Applied Behavior Analysis for Early Intervention in Autism Spectrum Disorder (ASD). Research, Society and Development [Internet]. 2023 Feb. [citado em 2024, 24 de junho]12(3)1-9: doi: 10.33448/rsd-v12i3.40531e10812340531. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/ article/view/40531.

Silva HJR, Passeto RD, Barcelos LB. Contribuições do método ABA para a criança autista nos anos iniciais no ensino fundamental. Revista da graduação UNIGOIAIS [Internet]. 2022 Fev. [citado em 2024, 24 de junho]3(1)1-17. Disponível em: https://anhanguera.edu.br/wp-content/uploads/Artigo-1-3.pdf.

Cavalcante SS, Costa FBP, Rocha, YF de O, Correia, RF de O, Lustosam, M.P., Viana, N.C.P.V. Benefícios da Análise do Comportamento Aplicada para Intervenção Precoce no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Research, Society and Development [Internet], 2023 Fev. [citado em 2024, 24 de junho]12(3)1-17: doi: 10.8123/40531. Disponível em: https://anhanguera.edu.br/ wp-content/uploads/Artigo-1-3.pdf. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i3.40531

Mascotti TDS, Barbosa MDL, Mozela LDO, Campos ÉBV. Estudos brasileiros em intervenção com indivíduos com transtorno do espectro autista: revisão sistemática. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia [Internet], 2019 Out. [citado em 2024, 24 de junho]12(1)107-24: doi: 10.36298/gerais2019120109. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v12n1/09.pdf.

Araújo LA, Chaves LF, da S, Loureiro AA, Alves AMG, Lopes AMC da S, Barros JCR, Halpern R, Cardoso AM, Veloso CF, Cardoso-Martins C, Fernandes FDM, Nogueira ML. Transtorno do espectro do autismo. Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. 2019 Out. [citado em 2024, 03 de julho](5)1-24. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Ped._Dese nvolvimento_21775b-MO_-_Transtorno_do_Espectro_do_Autismo.pdf.

Souza RFA, Souza JCP. Os desafios vivenciados por famílias de crianças diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação e Sociedade [Internet], 2021 Jan. [citado em 2024, 24 de junho] 8(16)164-82. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/ article/view/10668/8778. DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10668

Sillos IR, Rezende JM, Marinho M de P, Melo MCM, Rezende LM, Lenza N de FB, Silva J de P, Reis ST. A Importância de um diagnóstico precoce do autismo para um tratamento mais eficaz: uma revisão da literatura. Revista Atenas Higeia [Internet]. 2019 Nov. [citado em 2024, 24 de junho]2(1):1-7. Disponível em: http://atenas.edu.br/ revista/index.php/higeia/ article/view/19.

Silva LST. Contribuições do método aba para o desenvolvimento cognitivo e pedagógico da criança com autismo (undergraduate thesis). Recife: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021, 27p.

Oliveira D dos SF, Silva ADPR da. Autismo e a educação: Ciência aba (análise do comportamento aplicada) como proposta de intervenção na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação [Internet]. 2021 Out. [citado em 2024, 24 de junho] 7(10):569-84. doi: 10.51891/rease.v7i10. 2517. Disponível em: https://peri odicorease.pro.br/rease/article /view/2517. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2517

Esteves HA, Morais JL, Santana JPA da S, Gonçalves AL Diagnóstico e intervenção precoce no autismo: relatos de práticas profissionais. Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul [Internet]. 2021, Abr. [citado em 2024, 24 de junho]10(1)31-9. doi: 10.25248/reamed.e13078.2023. Disponível em: https://www.sprgs.org.br/revista -da-sprgs.html. DOI: https://doi.org/10.29327/217869.10.1-5

Brasil. Diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com transtorno do espectro autista. Brasília: Ministério da Saúde. 2014 [citado em 2024, 24 de junho]. 88p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ diretrizes_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf. Acesso em: 27 mai. 2024.

Sousa CC, Novaes JV. Intervenção comportamental precoce no autismo. Revista Foco [Internet], 2023 Mar. [citado em 2024, 03 de julho];16(6)01-25. doi: 10.54751/revistafoco.v16n6-040 Disponível em: https://ojs.focopublicacoes. com.br/foco/article/view/2198. DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n6-040

Pereira PLS, Quintela EHSX, Chiamulera TM, David AKF, Souza GA, Medeiros PKF de, Galvão ABO, Marcolino AB de L. Importância da implantação de questionários para rastreamento e diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista (TEA) na atenção primária / Importância de implementação de questionários para triagem e diagnóstico precoce do transtorno do espectro do autismo (TEA) na atenção primária. Braz. J. Hea. Rev. [Internet]. 2021, Abr. [citado em 2024, 03 de julho];4(2):8364-77. Disponível em: https://ojs.brazilianjou rnals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28223. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-360

Neves RHP, Martins JM, Vieira SCA, Sarperdonti V. O transtorno do espectro autista: da compreensão à educação, um desafio para família. In: Anais do IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2021,1-6; 2021. [citado em 2024, 03 de julho], Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8 1847.

Marques DF, Bosa CA. Protocolo de avaliação de crianças com autismo: evidências de validade de critério. Psicologia: Teoria e Pesquisa [Internet], 2015 set. [citado em 2024, 24 de junho];(31)43-51. doi: 10.1590/0102-3772201501108 5043051. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/mpRb7qhdwHdKQds4ddg LQsD/?format=pdf&lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/0102-37722015011085043051

Silva NMM. A contribuição da análise do comportamento aplicada (ABA) para o tratamento do transtorno do espectro autista (TEA) (undergraduate thesis). Ariquemes: Centro Universitário FAEMA, 2022. 35p.

Pereira CCV. Autismo e família: participação dos pais no tratamento e desenvolvimento dos filhos autistas. Rev. Ciênc. Saúde Nova Esperança [Internet]. 2023 ago. [citado 25 de junho de 2024];9(2):52-9. Disponível em: https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/38 4.

Sella AC, Ribeiro, DM. Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista.1. ed. [S.l.]: Appris, 2018.

Martins JS. Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo (dissertation). Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; 2020, 140p.

Martins ALB, Peres AJS, Varella AAB. Transtorno do Espectro Autista na Universidade: Da Pesquisa Básica a Aplicada. Editora UFMS; 2023, 327p.

Downloads

Publicado

22/11/2024

Como Citar

Guimarães Cordes , M. F., Guimarães Cordes , M. E., Puzziello Abduny Jaruche , S., de Oliveira Rossetto , M. E., Batista do Nascimento, G., & Franco Marinho, C. A. (2024). METODOLOGIA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADO (ABA): INTERVENÇÃO PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA SISTEMÁTICA . Revista OMNIA Saúde, 7(esp.), 104–113. https://doi.org/10.69719/ros.v7iesp.806

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.