Espaços, tempos, materiais
organização do trabalho pedagógico a favor do letramento literário
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem da leitura e da literatura, Trabalho pedagógico, Leitura da literaturaResumo
Ao lutar-se pela busca de soluções para um trabalho pedagógico voltado ao letramento literário nas escolas públicas brasileiras, tem-se que refl etir, em primeiro lugar, sobre o que ocorre antes do ato de leitura, propriamente dito, e sobre o lugar e a relevância dada à atividade literária nos ambientes escolares - o que remete a pensar sobre os espaços, tempos e materiais na organização do fazer didático dirigido ao desenvolvimento da competência leitora. Além disso, retoma-se para tanto, a partir de dados coletados em pesquisa realizada desde 2006, o próprio conceito de leitura, oculto nas falas de professores parceiros da investigação. Os dados apontam para a necessidade da (re)signifi cação desses elementos, como prioritários para a implementação de atividades produtivas de leitura literária, ou seja, para o redimensionamento dos espaços, tempos e materiais; para a organização de um trabalho pedagógico a favor do letramento literário.